Páginas

sábado, 11 de junho de 2011

Não opere notícias


Um dos primeiros erros de quem começa investir em bolsa, é achar que estar "antenado" nas notícias do Brasil e do mundo vai facilitar sua vida no mercado.

Isso é uma balela. Motivos:

1 - A interpretação de cada um

Por mais que você esteja informado, você não sabe qual será a reação ou interpretação de outros investidores em relação àquilo que lêem. Um dos maiores exemplos, é quando sai o resultado de balanço de empresas. Muitas vezes, o resultado mesmo saindo positivo, o preço da ação cai. O "esperto" que se "entupiu" do papel daquela empresa, comprando tudo o que podia e o que não podia, nota que entrou numa furada quando tal ação começa a cair dia após dia. Então ele pergunta "porque?"

A resposta é que não há resposta. Ou pelo menos que não é aquilo que ele imaginava. "O balanço foi positivo, a ação tinha que subir".
Mas, talvez ele não tenha atentado para o fato de que, ainda positivo, foi menor do que o quadrimestre passado. Ou foi muito abaixo do mesmo quadrimestre correspondente no ano passado... Ou que com esse balanço positivo, o conselho da empresa decidiu aumentar os investimentos baixando o caixa no curto prazo ainda que esses investimentos tragam (possivelmente) bons lucros, melhora da empresa, etc, no longo prazo.

2 - O novo já nasce velho

Se você não faz parte do conselho da empresa, não trabalha em áreas estratégicas da empresa ou não possui qualquer fonte de informação privilegiada na empresa, pode ter certeza que você não está sabendo de novidade alguma. Ou seja, quando a notícia chega no jornal para o "povão" ler, muita gente já está sabendo daquilo. A expressão para isso é "tudo já está precificado". A notícia que chega para você já está velha.

3 - O que não está precificado, ainda não é fato, e se não é fato é boato...

Essa é a grande armadilha. Imagine só:
Há meses uma empresa começa a fazer propostas de compra ao seu maior concorrente, vez ou outra as ações dão uma pequena disparada mas voltam a estaca zero porque tal concorrente não aceita o negócio. Repetidas vezes o mesmo ocorre, até que, tal concorrente aceita o negócio, a massa começa a comprar, você entra na manada e vai junto, vende seu carro e compra tudo o que pode das ações dessa empresa, 1 dia se passa e a massa segue feliz, mais 2 ou 3 dias, e tem gente ainda comprando...
"É a ação do momento" é o que a manada diz, até que... o órgão regulador numa reunião que terminou tarde da noite (com a bolsa fechada, claro) cancela tal compra pelo motivo de que "a concorrência vai acabar se o negócio for realizado" ou algo parecido.

O que acontece na manhã seguinte? As ações da tal "empresa do momento" já abrem negociação 5% abaixo do dia anterior, alguns conseguem cair fora rápido o que faz com que a cotação continue caindo. Cria-se um efeito de queda que em 1 hora de pregão o papel chega a bater -10% em relação ao dia anterior.

Durante o dia, a queda dá uma segurada, a cotação até sobe um pouquinho e muitos "que tem fé" seguram o papel à espera de um milagre. Chega a noite, todos os telejornais comentam sobre "uma queda forte nas ações da empresa tal", quem nem sabia o que estava acontecendo, talvez por não ter tido tempo sequer de olhar as cotações, já vai dormir decidido a vender tudo.

...abre-se o pregão no outro dia, e a ação abre novamente por volta de 5% negativos e termina o dia bem próximo disso. Se fizer as contas, você que seguiu a manada, devolveu todo o lucro (que nem tinha embolsado) e já está no prejuízo.

Portanto, é importante não seguir a manada, achando que uma assinatura de um jornal de economia ou a visita a todos os sites de economia irão te guiar nos seus trades. Melhor, use apenas análise fundamentalista para ter uma noção de quais são as melhores empresas atento para o fato de que os números podem mudar, ainda que num prazo maior. Ou use a boa e velha análise técnica, olhando apenas os gráficos, avaliando a média dos preços, a força compradora ou vendedora, etc.

Se você já opera, faça um teste, fique 1 mês sem visitar fóruns ou ler notícias, nenhuma notinha no canto do jornal. Evite até olhar aquele monitor com notícias no elevador do trabalho. No final do mês avalie seu resultado... mesmo que seja negativo porque isso é normal e acontece, você pelo menos ganha em não passar por stress.

Um comentário:

Partipe!