Páginas

domingo, 3 de julho de 2011

Viver de bolsa é possível?

Embora este blog se chame Trader Aprendiz, o sentido de trader aqui não é aquele que quer ser profissional. E sim, aquele que faz qualquer negócio (trade) para obter um lucro acima da renda fixa, seja com na compra de ações, na venda alugada de ações, nas montagens de operações estruturadas com opções, na acumulação de ações para longo prazo, na remuneração com dividendos ou opções...

É principalmente para o pequeno investidor, que mantém seu emprego em outras profissões e usa a bolsa apenas como mais uma opção de investimentos.

Porém, algumas pessoas que começam a investir em bolsa de valores, quando passam a ter lucros seguidos por meses ou mesmo por alguns anos, já começam logo a pensar em largar o emprego e ficar em casa apenas "operando", gastando o tempo que quiser para essa atividade e assim se ver como seu próprio patrão.

Certamente, para um trader sério e de sucesso, é algo muito interessante trabalhar desta forma, pelos seguintes motivos:

- Se você monta um critério de operações que lhe permite olhar o mercado somente no início e no final do dia, temos uma atividade de menos de 4 horas por dia;

- Se realmente você consegue na média anual uma rentabilidade maior do que a renda fixa, digamos 1,8% a.m. (totalmente possível em bolsa), em uma década terá multiplicado seu capital em 8 vezes. Exemplo: 500 mil reais iniciais rentabilizando 1,8% a.m. durante 10 anos = 4.253.078,16 - estamos falando de aposentadoria em bem menos tempo do que o trabalhador comum. Atenção para o termo MÉDIA, haverá meses negativos, mas haverão meses com ganhos superiores a 1,8% a.m.

- Além de ser o próprio patrão, você terá um negócio que você não tem fornecedores, não precisa de empregados, não precisa abrir local físico como lojas, etc, não corre riscos de roubo justamente por não ter ativos físicos como computadores numa sala comercial por exemplo. O único risco que corre é o seu próprio risco em suas operações.

- Você pode ter muito mais folgas do que qualquer trabalhador comum, digamos que opere no prazo semanal, isso faz com que deva fazer análises, entradas, saídas apenas na sexta-feira, isto é, você só gasta seu tempo no último dia útil da semana, isso faz com que tenha o resto da semana totalmente livre e ainda assim esteja ganhando dinheiro.

Porém, note que eu disse acima "trader sério e de sucesso". Como em qualquer profissão, você deve ser sério, seguir planos, fazer as tarefas da forma mais correta que puder. Consequentemente, sendo sério e tendo um bom plano que é seguido à risca, você será um trader de sucesso e todos as perspectivas mostradas acima se tornarão realidade.

Quem não acredita que um trader pode ter sucesso e ganhar dinheiro das formas citadas, também não pode acreditar que existem "os jogadores de futebol de sucesso". Afinal, são pessoas que trabalham menos horas por semana do que uma pessoa comum, parte do trabalho são horas em academia! E aqueles que são jogadores realmente de sucesso, que ganham dinheiro "de verdade", quantos são dentro do total de jogadores de futebol no mundo inteiro? Um percentual muito pequeno.

E isso serve para qualquer profissão, advogados, médicos, engenheiros. Dentro do Brasil inteiro, existem quantos advogados? e quantos são os "top"? Profissionais de informática, arquitetos, dentistas... não importa. Ou seja, a afirmação de que somente um percentual pequeno de traders é que "ficam ricos", serve para QUALQUER profissão.

O outro lado da moeda

É bom lembrar que existe um único problema na atividade de trader: a ferramenta necessária e imprescindível para trabalhar é o dinheiro. Se o trader perde seu dinheiro, ou no mínimo diminui esse recurso consideravelmente, ficará difícil para voltar ao ponto que estava.

As perdas se não forem bem administradas podem destruir um trader. Imagine um dentista que atende 100 pacientes por mês em média e, em tempos de vacas magras, passe a atender 50 pacientes. Nada impede que de um mês para o outro, a qualquer momento, bastando uma nova propaganda no jorna, etc, volte ao seu número de 100 em média...

Agora imagine um trader que mantém 500 mil reais como capital base (hipoteticamente, pois a atividade exclusiva de trader pode necessitar mais capital). Vamos dizer que esse profissional erre no manejo de risco e caia para 50 mil. Para ele voltar a ter 100 mil ele precisará DOBRAR o capital, algo que poderá demorar muitíssimo tempo, por mais sério que ele seja. Esse é o maior risco dessa atividade, depois de uma grande perda, o trabalho para se recuperar é árduo.

Equilibrando o risco para buscar maior ganho

Portanto, o considerável risco de um trader profissional é proporcional ótimo ganho. Para equilibrar, seria interessante ter um bom capital para operar, e principalmente, ter um 'colchão financeiro' que cubra seus gastos de mais ou menos 2 anos, aplicados em renda fixa, reservado para o tempo de vacas magras, para que possa se recuperar de grandes prejuízos sem mudar o padrão de vida por um bom tempo.

Exemplo: para alguém que precisa de 6 mil reais para suas contas mensais, é interessante ter 144 mil (6 mil x 24 meses) aplicados em renda fixa. Enquanto isso, o capital que servirá como ferramenta de trabalho de trader será outro, que estará na conta corrente da corretora.

Este blog é principalmente para o pequeno investidor, que mantém seu emprego em outras profissões e usa a bolsa apenas como mais uma opção de investimentos.


0 comentários:

Postar um comentário

Partipe!