Páginas

quinta-feira, 21 de julho de 2011

E o mercado ensina novamente...

Se tem uma palavra que não pode existir no dicionário do investidor de renda variável é "GANÂNCIA".
Não tem como não falar do fato mais comentado do dia na bolsa de valores, por toda a internet, fóruns sérios ou não, facebook, etc: A queda de 50% de Mundial - mndl4, isso mesmo, metade do capital investido nesse 'mico' foi perdido por aqueles que ficaram de olho grande achando que na bolsa é possível ficar rico de um dia para o outro sem correr riscos. Veja porque "ganância" na historinha abaixo:

Tudo ia normal com Mundial, apenas mais um mico na bolsa, empresa negociada a centavos, como na figura abaixo, preço variando entre +/-0,25 cents e +/-0,33 cents, patrimônio de 91 milhões e dívida de 200 milhões! Em suma, apenas um mico na bolsa


 Um belo dia, do nada, o preço da ação é negociada acima dos tais 0,33 cents e o mais incrível, com aumento de volume financeiro absurdo, isto é, a média da grana negociada estava em torno de 500 mil reais, e de repente, no dia 06/04/11 esse volume dispara para 19 milhões de reais. Veja na seta branca da figura abaixo.


Realmente é de chamar atenção, vale um acompanhamento de perto. Todo dia, no final do pregão, dar uma olhada para ver se foi só um soluço, ou se o gráfico está mostrando algo que só depois de meses a mídia vai comentar. Será que vale uma entrada, sendo conservador, apenas observe por enquanto.

Agora veja a figura abaixo.

Os dias seguem, o preço continua acima de 0,33 e subindo. O cara normal, pessoa física com vontade de fazer um pequeno investimento nesse movimento abrupto, compra o papel a uns 0,50 cents ou a 0,66 cents (primeira seta branca), afinal, depois daquele rompimento com volume anormal, o papel namorou o preço em torno de 0,33 cents uma vez, voltou a subir e não caiu mais. É válida uma entrada na compra neste cenário.



A operação segue, em questão de 60 dias, o ativo chega a R$1,00 ! São 100% em 2 meses, ou mesmo quase 70% para quem entrou na primeira seta branca, quando houve novo rompimento.

Mas aí entra a ganância, o cara dobra o capital em 2 meses mas não realiza o lucro, nem sequer vende metade para recuperar o capital inicial e seguir na operação sem risco de ficar no prejuízo.

Na região da segunda seta branca, o papel bate os 2,00 (mais 100%, de 1 para 2) ali começa uma congestão com dias vermelhos, queda. Seja com a metade que ficou na operação ou com tudo o que ele tinha desde o início, tá na hora de cair fora e comemorar.

Sites, jornais, fóruns, começa um monte de gente a falar no papel. A empresa começa a ficar popular, até o engraxate comenta com você que Mundial está bombando. Mas o cara que tem olho grande, segue na operação. Pior, coloca mais grana, talvez o triplo do que ele colocou lá no início.

Outros que não estavam na operação, não aceitam estar de fora, vendem o carro e colocam a grana toda por que "agora vai", "vou ficar rico", "é mole ganhar dinheiro na bolsa".

Operação que segue, papel vai a 3.. depois 4, bate nos 5,00 reais. Saiu de 0,50 e foi a 5,00. São 10 vezes mais. Não é suficiente? Quem ainda tá na operação não saiu porque?

A média do volume financeiro que era 500 mil, pulou para 19 milhões, agora está em incríveis 250 milhões de reais. Quem acha que vai subir para sempre tem muito o que aprender. E alguns aprendem pagando caro.

Hoje, dia 20 de julho, fico sabendo agora a noite, que de manhã um homem resgatou 100 mil reais poupados por toda a vida na renda fixa e colocou neste papel (é sério, fonte segura). Talvez ele imaginasse que se chegou a 5 reais tão rápido, antes do Natal iria a 10,00. Queria dobrar seus cem mil em menos de 6 meses, em um único ativo. Infelizmente, ele como muitos outros entraram na compra NO TOPO.

Abaixo, o gráfico de HOJE



Mundial abriu a 5,10 e fechou a 2,51 - veja aqui.

Aqui no blog já houve post sobre o assunto de comprar no topo e vender no fundo.

Para investir em bolsa, basta não ter ganância, não querer fazer mágica e procurar aprender. Até porque, lembro que quem viu a abertura de hoje começando a despencar e abriu VENDA a 5,00 reais, recomprou no final do dia a 2,51 emplacando LUCRO de 50% em horas.

Para quem quer saber como foram os comentários pela internet afora, bota no Google as palavras 'mundial', 'queda', '50%', 'perder', etc..

Abraços

0 comentários:

Postar um comentário

Partipe!