Páginas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Bolsa caindo também dá lucro


Ter dinheiro aplicado na bolsa há anos não significa experiência. Alguém pode ter ações compradas há muito tempo e ainda assim não conhecer alguns "segredos" do mercado de renda variável.

Basta fazer a seguinte pergunta para alguns investidores: "Bolsa dá lucro quando está em baixa, com tudo caindo?". Muitos irão responder que não, ou dizer que sim, "mas apenas para os grandões do mercado".

A resposta é SIM, para qualquer um que faça uma análise correta, podemos ter lucro com bolsa em baixa, aliás muito lucro, com operações conhecidas como "Operações de venda". Ou seja, quando compramos um ativo e esperamos ele subir para obter lucro, estamos fazendo uma operação de compra. Por outro lado, quando vendemos primeiro e esperamos o valor cair para comprar mais barato, estamos falando de operação de venda.

Como vender algo que não foi comprado (ainda)?

Um exemplo simples para explicar essa operação é o mercado de carros usados. Imagine que você esteja precisando de um carro com 3 anos de fabricação, vermelho e quatro portas. Mas não consegue encontrar. Então, você entra em contato com um vendedor de uma agência de usados e diz como quer o carro.
Com uma boa rede de contatos ele encontra um carro em outra agência ou que pertença a outra pessoa e que atenda exatamente as características que você quer.

Este vendedor fala para você que te vende esse carro por 25 mil reais e lhe entrega em 10 dias. Você fecha negócio com ele, dá um sinal e fica aguardando. O vendedor vai até a agência (ou pessoa física) e compra o carro por 21 mil, realiza os trâmites legais e lhe entrega o carro 10 dias depois. Resultado, ele ganhou 4 mil reais pelo trabalho de localizar o carro para você.

No mercado de ações é possível ganhar da mesma forma. Vamos tomar como exemplo as ações da Vale do Rio Doce, citadas neste post.

Em 20 de abril, um trader analisa as ações da Vale e verifica que há grande possibilidade de cairem pois o gráfico sugere que 50 reais seja topo. Nesse caso o trader vende para o mercado 100 ações por 50 reais (assim como fez o nosso vendedor de carros ao vender por 25 mil) com um prazo para 'entregar' as ações em 30 dias.

O trader então, aguarda os 30 dias (ou menos) para o valor do papel chegar num preço que valha à pena para ele pagar. Na realidade, a Vale chegou a 40,00 reais. Então esse trader comprou as 100 ações por esse valor, entregou conforme o combinado e ficou com a diferença:

Resumo do trade:
* abriu venda de 100 ações da Vale em 20 de abril por 50 reais
* comprou as 100 ações para entregar gastando 40,00 reais
* lucro: 50 - 40 = 10 reais x 100 ações = 1.000 reais

Isto é, a Vale despencou de abril a maio e o personagem do exemplo ganhou 1.000 reais (bruto) na operação.

Portanto, aqueles que desejam entrar na bolsa podem faze-lo a qualquer momento, seja em tempos de alta ou em tempos de queda.

Candles de alta (ou de baixa se operarem na venda) para vocês!

Carlos Magno
cmagnoss@gmail.com





4 comentários:

  1. Olá Carlos,
    Parabens pelo Blog. Espero que ele venha a contribuir para todos e principalmente para os que estão começando agora no mercado de Renda Variavel.

    Abs

    Silvio

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Amigo, sou bem leigo ainda em bolsa, estou estudando! Não entendi muito bem essas "operação de venda"! Afinal, como vou vender ações que ainda não tenho, por 50, e então só entrega-las quando o preço estiver 40, sendo que o comprador vai estar sabendo que estão 40? Entendi o exemplo do carro vermelho que você perdeu 4 mil (hehe), mas não entendi no exemplo das ações, com certeza por falta de conhecimento meu! Mas se puder explicar melhor eu agradeço! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pedro,
    Você vende as ações exatamente como o um concessionária te vende o carro e diz que vai entregar dentro de 1 mês. Na bolsa, você deixa uma garantia em dinheiro ou em outros ativos na sua corretora para que ela pague ao comprador se você não honrar o compromisso de entregar as ações que você vendeu no futuro.

    Em relação ao fato do comprador saber que está custando 40 reais, respondo que sim, ele sabe, porém ele não sabia disso antes, ele não acreditava que iria cair para esse preço. Mas você, que fez uma análise correta da ação, mesmo não podendo prever o futuro, verificou que a chance da ação cair de preço era grande. Portanto, você aceitou o risco de 'abrir venda a 50 para liquidar a transação pagando 40'.

    É aí que está o X da questão. Você busca lucro acreditando na queda do mesmo jeito que se fosse o contrário, quando fazemos o básico de comprar acreditando que vai subir para vender mais caro.

    A lógica é a mesma.

    Qualquer coisa, me envie um email para conversarmos. Desculpe pela demora na resposta do post.

    Obrigado pelo seu comentário.

    ResponderExcluir
  4. Silvio, obrigado pelo apoio. Aceito sugestões de posts.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Partipe!