Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Perguntas Indiscretas ou Sem Sentido

Existem perguntas no cotidiano que evitamos por algum motivo, tais questões geram desconforto ao serem respondidas. Por exemplo, muitas mulheres não gostam de revelar idade, desta forma não se pergunta isso sem um bom motivo. Assim como salário, uma pessoa precisa ter muita intimidade com outra para, de repente, perguntar quanto ela ganha.

No mercado acontece o mesmo, como investimentos tem a ver com dinheiro, e dinheiro cada um tem o seu, certos detalhes também são do interesse de cada um, veja:

 - Quais as empresas e outros investimentos você tem em carteira?

Acredito que a carteira de investimentos de uma pessoa é de interesse apenas dela. A partir do momento que você sabe quais as empresas ela é sócia, quais imóveis ela é dona e quais produtos de renda fixa ela possui, você conhecerá detalhes de uma parte importante da vida de qualquer um, suas finanças.

Caso alguém não se importe em detalhar tudo ou parte, cabe a ele decidir, então em uma conversa sobre investimentos, não pergunte isso, deixe que ele fale se quiser.

- Quantas ações da empresa tal você tem?

Essa pergunta ainda é pior. Mesmo que você não consiga evitar de perguntar qual empresa alguém possua, talvez por ser seu amigo. NUNCA pergunte quantas ações ele tem. É o mesmo que "quanto dinheiro você tem no banco?". A maioria das pessoas não se sente confortável falar sobre valores que possuem, então, para não ter que ouvir aquela sutil frase "tenho um dinheirinho qualquer" ou "tenho uma coisinha de reserva", é melhor não perguntar.

- A bolsa tá subindo ou tá caindo?

Clássica. Geralmente proferida por pessoas que não investem em renda variável, pois se investisse, mesmo que não olhasse todos os dias, teria uma noção se o momento do mercado é altista, baixista ou indefinido. Isso por si só é incorente:  se o questionador não investe em renda variável, qual o interesse de saber para que lado a bolsa tá indo?
Existe ainda outra ponto importante nesta pergunta, o que o questionador chama de bolsa? O índice? As 10 empresas mais negociadas? As empresas que o indagado possui? Mesmo que o indagado responda que a bolsa tá caindo, isso não diz nada, pois as empresas da carteira dele podem estar todas em alta e o resto do mercado em baixa... bem como, todas as ações que ele opera podem estar em baixa e ele está ganhando, pois está operando vendido (clique aqui para entender).
Particularmente, esta é uma pergunta que não faz muito sentido pra mim.

- E aí? Tá ganhando ou tá perdendo?

O pior desta pergunta nem é a indiscrição do questionador mas sim as dúvidas que ela pode gerar no indagado: "Será que ele quer saber isso porque ele tá torcendo para eu me dar mal?", ou "será que ele tá querendo pedir um dinheiro emprestado e só fará isso se eu disser que tô no lucro?", ou "será que se eu disser que estou perdendo ele vai sair por aí usando meu nome como exemplo do porque não entrar na bolsa?" ou "o contrário?".
Fora o fato que ganhar e perder andam lado a lado no mercado, afinal é renda variável e não renda fixa. Outro fator é que se o indagado usa a bolsa apenas para ser sócio de empresas e não faz trades, ganhos e perdas vão depender de desempenho das empresas, etc. Coisas que não daria para explicar com uma simples resposta

- Como assim você não conhece MERD S.A. ?

Assim como um funcionário de livraria não é obrigado a ter lido todos os livros que tem na loja e nem um profissional de informática é obrigado a ter usado todos os softwares que existem, um investidor não tem obrigação de conhecer todas as empresas listadas na bolsa. Portanto, é importante evitar o espanto quando alguém lhe disser que não conhece determinada empresa, qualquer que seja ela.

E você, lembra de mais alguma perguntinha indiscreta ou sem sentido? Comente !


0 comentários:

Postar um comentário

Partipe!