Páginas

domingo, 18 de dezembro de 2011

A Equivocada Regra dos 100

Antes de tudo, que fique claro que o uso da palavra equivocada no título é por minha conta, já que escrevo baseado na minha opinião particular.

Essa "Regra dos 100" é famosa, ela afirma que você deve investir em renda variável um percentual que seja o resultado da conta '100 - sua idade'. Ou seja, para um investidor com 30 anos ele deverá investir no máximo 70% de seu patrimônio em renda variável, com 40, esse número cai para 60% e assim por diante.

Desta forma, a regra faz com que o investidor reduza cada vez mais seu patrimônio em ações conforme fica mais velho.

Mas isso por si só é um grande equívoco pois não faz sentido criar fórmulas estáticas para investir. Toda e qualquer regra que não leve em conta o perfil e a realidade de cada um tende a ser perda de tempo.

Se o investidor está começando na bolsa e ainda tem pouco conhecimento, seria interessante que
ele começasse devagar, colocando pouco capital no início e aumentando conforme ele se sinta mais confortável até chegar na proporção que deseja para sua carteira. Dessa forma, mesmo que ele tenha 18 anos, não necessariamente ele começaria com 82% do capital em ações, talvez ele começasse com menos da metade até chegar ao seu objetivo.

Um outro cenário é aquele em que o investidor resolve dividir seu patrimônio em, por exemplo, 50% de renda fixa e 50% de renda variável e mantém assim a vida inteira, bastando comprar mais, com dinheiro novo, aquilo que estiver em menor proporção sem ficar transferindo de um para o outro.

Novo exemplo, pensemos que, quando iniciamos o investimento em algumas empresas sólidas, podemos ir aumentando as posições lentamente, digamos um pouco a cada mês enquanto continuamos mantendo um capital em renda fixa para os casos de emergência.

Depois de anos, desde que o investidor reaplique em renda variável os proventos recebidos pelas suas ações e estas continuem em empresas sólidas, o seu capital investido é totalmente retornado, e mesmo que ele tenha que vender suas ações, ele já não fica mais no prejuízo. Se ele não fica mais no prejuízo, então aquele capital para emergências pode ser capturado de suas ações. Isto é, não seria loucura nenhuma depois de décadas o investidor ter seu patrimônio em proporções acima de 80% em ações. Aí a regra de diminuir posições em bolsa conforme se fica mais velho é executada exatamente ao contrário.

Esta Regra dos 100 exclui as pessoas da terceira idade da bolsa. Será que um investidor com 80 anos e milhões de patrimônio tem mesmo que se preocupar em ter apenas 20% em bolsa ? Afinal, quanto mais tempo envolvido com investimentos e quanto mais tempo de estudo, mais ele poderia manter percentualmente em renda variável ou em renda fixa ou em imóveis ou seja lá naquilo que ele quiser investir.

Portanto, cuidado com regras estáticas. Faça seu plano de acordo com seu perfil e estude sempre.



Um comentário:

  1. Não tem como ficar traçando regras. Cada caso é um caso.

    Um jovem de 25 anos que mora com os pais e outro com os mesmos 25 anos que já casou e está com um filho (nesta idade existem em grande quantidade ambos os casos). Realidades completamente diferentes onde torna impossível traçar um plano considerando apenas a idade!

    ResponderExcluir

Partipe!