Páginas

sábado, 24 de março de 2012

Nas Paradas do Sucesso

As músicas mais pedidas e tocadas pelas rádios são as que dizemos estar "nas paradas do sucesso". Quando comecei a me envolver com o mercado financeiro, lia em várias mídias que o importante para um iniciante era investir primeiro em empresas que estivessem 'nas paradas do sucesso'. Isto é, empresas muito acompanhadas por analistas e, portanto mais fáceis de se conseguir informações sobre as mesmas. Geralmente, são empresas grandes, o que leva a um iniciante achar que essa é uma boa estratégia para reduzir riscos.

Outro motivo que leva um iniciante a monitorar apenas "as famosas" é a idéia de que "se está (quase) todo mundo investindo nelas, porque vou me meter em algo diferente?", incorrendo no erro de tentar se proteger seguindo a grande massa.

Realmente existem um grupo de empresas que estão constantemente sob os holofotes da mídia, seja pelo fato de terem o governo como principal controlador como Banco do Brasil, Petrobras, etc, seja pelo fato de serem referência em suas áreas como Vale, CSN, Eletropaulo, etc, ou até pelo fato de serem grandes promessas como OGX. Ainda há um grupo de empresas que também são muito comentadas pelo fato de suas ações terem um valor nominal bem pequeno, na casa dos centavos como Vanguarda Agro, Laep, Agrenco e outras.

Porém, quando ficamos focados só no que a maioria acompanha, corremos o risco de perder belas oportunidades. Um bom exemplo disso é a atenção que se dá a empresa OGX. Os investidores que não abriram seus olhos para uma gama de opções na bolsa, perdeu boas entradas em outras empresas. Vamos observar gráficos de 2 anos, prazo interessante para quem gosta de montar uma posição e depois realizar o lucro sem se preocupar com variações de alguns dias ou mesmo de algumas semanas.

OGX - depois de 2 anos as cotações ficaram no 0x0

Desde 23/03/2010, chegou a fazer um movimento de 40% de alta até outubro do mesmo ano. Depois disso, a cotação despencou os mesmos 60% até a mínima de agosto de 2011. Ainda que um trader de curto prazo, tivesse pego boa parte desses dois movimentos, olhe os gráficos abaixo de empresas que não costumam estar nos holofotes:

Marcopolo: +170%


Hering: +330%

Le Lis Branc: +430%

Nada contra ou à favor de qualquer empresa. O importante é o pequeno investidor notar que a despeito de tanta informação, comentários e preocupações sobre algumas empresas, existem algumas outras evoluindo muito bem na bolsa, refletindo a realidade de seus fundamentos financeiros em suas ações.

Portanto, é interessante que aqueles que se preocupam excessivamente se a OGX vai dar certo, se a China vai atrapalhar a Vale ou se a Petrobras vai realizar totalmente o projeto pre-sal, e ficam travando batalhas em fóruns, deixando comentários em todos os sites de economia e fazendo projeções mirabolantes para provar que estão certos, seria muito mais proveitoso procurar pelos "tesouros escondidos". 

Saia do lugar comum e faça diferente. Estude, pesquise, tenha sucesso!

Um comentário:

  1. Tem tantas outras escondidas,amigo! A Eztec é uma delas,mas,você escolheu bons exemplos. Mesmo considerada "cara",a Hering deu uma subida boa esse ano.Parece que o algodão está com excesso de oferta e mais barato esse ano.

    ResponderExcluir

Partipe!