Páginas

domingo, 6 de novembro de 2011

Quebrando Mitos - parte I - Tempo

foto por lentedorafa
Infelizmente, grande parte do que se lê pela Internet sobre renda variável acaba deixando o pequeno investidor mais confuso do que esclarecido.

Mas confesso que não desisti totalmente de algumas publicações porque elas trazem inspiração para escrever aqui, e servem para ver o que andam passando para os leitores. Afinal, pra mim, a qualidade de informação muitas vezes está relacionada mais a nossa própria interpretação do que o conteúdo do que foi escrito. Isto é, se você consegue ler nas entrelinhas, algo que a princípio pode parecer lixo equivocado, pode trazer mensagens interessantes.

Esta semana li uma reportagem que diz que bolsa não é para pessoas físicas (!!). Minha opinião: equívoco (com todo respeito ao site e ao jornalista que assinou). Talvez, eu dissesse o contrário se mostrassem o outro lado de todos os argumentos que foram apresentados. Bom, deixaram a missão para o Trader Aprendiz...

É preciso mostrar uma outra visão para o exposto, e desta forma qualquer um como pessoa física possa dizer, "sim, bolsa também é para mim". Foram colocados três pontos defendendo o contrário, três argumentos que se não forem explicados, alimentam mitos que nunca são quebrados e faz com que a maior parte dos brasileiros tenha medo de encarar algum risco para colher grandes frutos. Não é à tôa que a participação percentual de pessoas físicas na "ponta compradora" na bolsa brasileira seja tão pequeno, no mês de outubro/11 por exemplo, as pessoas físicas representaram apenas 9,9% de todas as compras no volume total do mercado à vista, à termo, de opções e outros segmentos segundo a BM&FBovespa.

Portanto, teremos este e mais 2 posts sobre os pontos mitos: tempo, conhecimento avançado e importancia dada à performance do ibovespa.

Mito I - Necessidade de Tempo

Interessante como todo mundo repete a mesma frase, "não tenho tempo para acompanhar o mercado". Como se acompanhar o mercado fosse fazer alguma diferença, como se olhar as cotações o dia inteiro fosse fazer com que, magicamente, os ativos fossem negociados nos preços desejados.

Para a felicidade de quem não trabalha no mercado financeiro e tem pouco tempo para olhar para ele, vai a boa notícia, você dedica apenas o tempo que puder. Como? Escolhendo operações que  necessitem apenas do tempo que você tem.

Vejam este exemplo, digamos que você trabalha a semana toda de 8 às 17h e gostaria de fazer alguns trades com ações para ganhar na valorização (ou desvalorização) de seus preços, mas não tem sequer acesso à internet no trabalho e nem qualquer tempo para ir numa lan house ou ficar navegando no seu smartphone porque o trabalho não deixa.

Porém, você tem o final de semana completamente livre, ótimo, já poderá montar operações semanais. São operações onde você olha o gráfico semanal do ativo, onde cada marcação do gráfico representa uma semana, você analisa os gráficos em casa com calma, usa no máximo uma hora para isso e marca teus gatilhos, escreve seu plano.

Se for por exemplo, para fazer uma entrada devido à fechamento acima de um determinado ponto, você só precisará dar uma olhada a cada sexta-feira para ver se aquela semana está fechando com valor acima do ponto planejado, você poderá fazer isso depois do horário do trabalho, no período chamado after market. Se "deu entrada", você nem precisa usar a internet, pode ligar para a corretora e mandar eles executarem a ordem de compra. Caso seja uma entrada devido a rompimento (quando passa por determinado ponto, antes mesmo de fechar a semana) como na imagem abaixo, fica ainda mais fácil, você já deixa a ordem de compra programada no domingo. Alguns home brokers aceitam que a ordem seja enviada com o pregão fechado.

Entrada 36,80 no gráfico semanal devido ao rompimento do maior preço negociado na semana anterior - atualmente este trade está positivo em 8%

Na figura acima, o exemplo de um trade iniciado (na semana com a seta verde) devido o rompimento da maxima da semana anterior. O investidor observou que houveram 3 semanas seguidas de baixa na Vale, e devido a alguma estratégia que ele tenha (não é o objetivo deste post discutir isso), verificou que seria interessante comprar Vale caso o preço ao voltar a subir mostrasse força se rompesse 38,80. No domigo (09/10/11) ele ajusta a ordem 'start de compra automática' com disparo de 38,80 e pronto. Única preocupação que poderia ter é dar uma olhada no final de cada dia (pode ser no after market) para ver se a ordem foi executada e assim ele já possa ajustar a ordens de saída automática de proteção de novas quedas (stop loss) e saída para realização de lucro automática (stop gain) nos pontos que ele decidir serem convenientes. Pronto, agora é só olhar por 2 minutos a cada sexta-feira como o trade está andando

Em relação ao investimento em em renda variável com objetivo de montar uma carteira de ações para ser sócio de boas empresas e colher os frutos de ser acionista, a necessidade de tempo é menor ainda. Isto acontece porque o que define se uma empresa é boa ou não é a saúde dela, ou seja, se ela as dívidas não aumentam constantemente, melhor ainda se praticamente não existem, se o lucro é crescente, se o retorno sobre o patrimônio é crescente, entre outros dados.

O detalhe importante é que tais dados são apresentados no balanço anual, que obviamente é divulgado uma vez por ano, isso significa que o investidor precisa gastar duas ou três horas, uma vez no ano para avaliar se continua de sócio ou não de tais empresas. Se ele quiser e puder, dá uma olhada nos balanços trimestrais, duas horas é mais do que suficiente para o pequeno investidor, somando tudo, 8 a 10 horas por ano!

Antes que fiquem as questões: eu não sei olhar esse gráfico do post, como vou gastar minutos com isso? Ou então, como eu vou gastar apenas 2 horas para analisar um balanço se não sei como é isso? Certamente que em um primeiro momento terá que ser gasto com estudo e planejamento, assim como em qualquer negócio.

Você pode abrir uma lanchonete, colocar funcionários lá e sumir, mas terá que gastar um tempo inicial no planejamento antes de abrir a lanchonete, terá que gastar um tempinho todo mês para olhar se as contas estão fechando e se o lucro está entrando. No mercado de ações não é diferente, um tempo inicial terá que ser gasto lendo alguns livros e fazendo alguns cursos, mas depois disso, o tempo gasto ficará próximo do que foi citado neste texto.

Qaunto ao conhecimento em si, trataremos disso no próximo post...

Até lá e deixe seu comentário. Quanto tempo você gasta na bolsa atualmente?




2 comentários:

  1. Respeito nenhum por jornalista que posta um absurdo destes e muito menos por jornal ou portal que permite publicar isso.

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar que quando a bolsa estiver próximo ao topo histórico começam as publicações do tipo "a bolsa é para você, entre comprando tudo o que pode" e assim a maioria vai comprando no topo e vendendo no fundo.

    ResponderExcluir

Partipe!