Páginas

domingo, 25 de dezembro de 2011

Quantas Ordens Você Executou?

Seguindo com mais um post com clima de final de ano. Sugiro uma reflexão dos leitores: quanto você gastou com corretagens este ano?

Claro que muitos dirão que a corretagem faz parte, afinal foi isso que a corretora lhe disse. "Opere, opere, cada vez mais, para que você tenha mais chances de ganhar, a corretagem faz parte do negócio". Será?

Sem citar nomes de ativos, tivemos este ano (como sempre) alguns papéis que se valorizaram bastante rendendo um bom lucro para que os comprou no início do ano e (considerando ser um trade) resolveu realizar os lucros neste Natal. Poucas ordens não drenaram os ganhos de quem usou uma estratégia em que seguir a tendência foi o forte no lugar de ficar comprando e vendendo todo dia ou várias vezes no dia.

Independente de qualquer estratégia ou se você saiu no lucro esse ano ou não, fica a questão: você faz ideia de quanto gastou em corretagens este ano (nem estou citando IR, emolumentos, taxa de registro.. apenas corretagens).

O interessante disso é o seguinte:
Digamos que o investidor goste de daytrades por exemplo, e faz umas 2 operações deste tipo por dia em média, o que seria até um número baixo já que muitas vezes um daytrader chega a fazer muito mais do que isso em um único dia. Agora consideremos 252 dias úteis, dos quais alguns ele não opere porque estava de férias, porque o dia estava fraco ou porque teve que fazer outras coisas. Vamos colocar uns 200 dias de operação:

Ordens executadas por dia = 4 (2 daytrades dando 2 compras e 2 vendas)
Número de dias = 200
Total do ano = 800 ordens executadas

Considerando uma média de 10,00 reais por ordem executada em média = 8.000 reais de custo somente em corretagens.

Esses números irão variar de pessoa para pessoa, principalmente pelo quanto cada um opera e pelo preço da corretagem praticado pela corretora de cada um. Mas é uma base para a refletir: será que vale à pena operar feito louco, todo dia, toda hora, ainda mais por impulso?

Neste exemplo, a melhor pergunta que fica é, quantas ações de boas empresas daria para comprar com R$8.000 (mais ou menos) ?

Portanto, no novo ano que está entrando, pense duas vezes antes de dar o próximo "executar ordem".


Um comentário:

  1. Só vale a pena operar assim, sendo um Scalper Trade usando uma plataforma GL, e operando com dolar com meta ao DIA de fazer R$10.000 com 10 pontos no dolar em 1 hora 40 min, sendo que 3 mil sao das corretagens, impostos etc. Só vale assim! Agora para ação, é a longo prazo porque fica muito caro!!! E lembre-se, fazer 10 mil AO DIA. Isso é possivel :)

    ResponderExcluir

Partipe!