Páginas

domingo, 20 de maio de 2012

Deixe a Política Fora da Bolsa

Costumo dizer que:
- Empresas boas sobrevivem à qualquer governo
- Empresas ruins quebram em qualquer governo


Ou seja, quando você decide ser sócio de uma empresa, o que importa mesmo são os resultados dela. Perder tempo criticando a competência (ou a falta dela) de gerenciar uma empresa não irá deixa-lo mais rico. O que irá aumentar seu patrimônio é ser sócio de empresa que dá lucro.

Se uma empresa tem gerência direta do governo e você detesta isso, simplesmente não seja sócio. Mas leve em conta o fato que a grande maioria das empresas grandes tem alguma participação direta ou indireta do governo, seja através de fundos de pensão, ou do BNDES, etc. Se pesquisar a fundo, olhar a composição societária, é bem capaz de você ter que investir apenas em small caps se quiser evitar totalmente qualquer participação pública.

Mesmo assim, tendo apenas small caps, você poderá correr o risco das "panelinhas" dentro da empresa como cargos destinados à parentes de participantes da diretoria, indicações por interesse e não por competência, etc... os mesmos problemas que podem surgir em empresas com participação da administração pública.

De uma forma ou de outra, uma empresa que tem o governo como sócio possui um risco de falência muito reduzido e isso é uma vantagem a despeito de qualquer preconceito ou conceito...

Finalizando, mesmo que muita gente esteja com a razão de usar a tão falada "ingerência do governo", o que importa é o lucro líquido na história da empresa, a posição da empresa em seu respectivo negócio, sua margem de lucro, sua rentabilidade e sua solidez. Uns podem dizer "se não fosse do governo seria melhor". Só que o "se" não importa na bolsa.

Por isso tudo, quando for selecionar sua próxima empresa para entrar na sua carteira de investimentos, deixe a política fora da bolsa, o que importa são os balanços anuais.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Partipe!