Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O Caso Facebook


Muito tem se falado sobre a queda das cotações do Facebook.inc (NASDAQ:FB) logo depois de ter aberto capital. O famoso IPO (oferta pública de ações) do Facebook, acabou virando motivo de piada para muitos, já que suas ações foram vendidas inicialmente acima dos 40 dólares e hoje fecharam a 33,03.

Já saiu até notícia de que investidores estariam querendo abrir processo por se sentirem enganados.

Vamos ao que interessa, seja Facebook, ou qualquer outra empresa:

NÃO vale à pena entrar em IPOs:

1 - Se você não entrar no IPO, isso não te impedirá de comprar a ação em qualquer outro dia. Pra que sair correndo na frente, isso não é uma maratona.

2 - Ao abrir capital, não temos histórico de balanços da empresa. O IPO acaba sendo uma grande aposta e mesmo assim, se você quer apostar, vale o item 1 acima.

3 - Também não há histórico de preços, então até para fazer um trade não faz muito sentido, já que você não tem qualquer formação gráfica que sugira alta ou baixa na ação.

4 - Quem garante que não abriram com um preço acima do valor real? Por que arriscar pagar mais caro na reserva inicial? A questão é que quando você se propõe a participar do IPO, você informa para sua corretora quanto dinheiro você deseja aportar inicialmente na empresa, mas você não sabe qual será o preço inicial, sabe apenas o total que pagará. Portanto, por mais que queira ser sócio de tal empresa, espere o primeiro dia da euforia da oferta passar e só depois avalie sua entrada.

Sendo assim, tanto faz se foi o Facebook ou qualquer outra empresa. IPO acaba virando piada na maioria das vezes.

0 comentários:

Postar um comentário

Partipe!